Museu do Terço

Museu do Terço na Igreja de Santa Catarina

Exposição permanente de Terços provenientes da colecção do Sr. Cónego João Rocha. A colecção consta de cerca de 900 terços e apenas uma parte será exposta na Biblioteca do Convento dos Paulistas (Igreja de Santa Catarina).

A inauguração foi no dia 30 de Maio de 2013 e contou com a presença do Senhor Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, Sr. D. Joaquim Mendes.

O Terço, objecto de oração da devoção católica, constitui um dos elementos antropologicamente de grande valor. Estes objectos que agora serão expostos, provêm de vários lugares de maior devoção e são constituídos pelos mais variados materiais, desde os mais valiosos até aos mais comuns. O interesse de uma colecção está nesta variedade de proveniências e materiais. Esperamos que com a exposição desta colecção, possamos contribuir para um maior conhecimento desta forma de oração tão antiga na Igreja Católica bem como numa maior devoção a esta prática orante.

Horário da Exposição

3ª e 5ª Feiras - 15h00 às 18h00